O CreateSpace é uma subsidiária da Amazon que se especializa em realizar impressão por demanda. Eles têm sua própria loja virtual, e quando você compra um livro por lá, eles fazem a impressão e enviam o livro pelo correio.
É uma forma simples e barata de publicar um livro. A obra não fica disponível em lojas normais ou livrarias, e o próprio autor precisa correr atrás de campanhas de marketing e outras formas para promover o livro, mas a grande vantagem é que o custo de publicação é praticamente zero.
Os custos de publicação de um livro tradicional são muito altos, por isso, as editoras são muito exigentes e raramente aceitam publicar trabalhos de escritores iniciantes. Como o processo de publicação é complexo e envolve muitas pessoas (edição, marketing, logística, etc), a editora acaba também ficando com a maior fatia do valor do livro. No Brasil, é comum que o autor receba apenas cerca de 10% de royaltes sobre o valor final de cada livro vendido. Ao fazer a “autopublicação” (termo que significa publicar o livro sem uma editora) através de ferramentas como o CreateSpace, esse valor pode ser bem maior. O site determina um valor mínimo para o livro e o autor define qual será o preço final. A diferença entre o valor mínimo determinado pelo site e o valor final é o que o autor irá receber por cada livro vendido.
Apesar de parecer um ótimo negócio, a autopublicação tem um sério problema: como atrair possíveis compradores para o seu livro. Editoras tradicionais se preocupam em fazer o trabalho de marketing e organizam eventos como as chamadas “festas de autógrafos”. Ao realizar a autopublicação, o próprio autor é que precisa se preocupar com o marketing.
E, de uma forma geral, por tudo o que eu li sobre o assunto até agora, a tendência é que o rendimento financeiro demore para acontecer.
Existe diversas plataformas de autopublicação disponíveis além da Amazon e do CreateSpace, e eu pretendo publicar os livros da série “O Império” no maior número delas que eu conseguir, mas tudo isso vai levar algum tempo. Agora que Sandora já está à venda na Amazon, eu também vou começar a procurar editoras tradicionais para levantar possibilidades.
O fato é que ainda há um caminho bastante longo a percorrer para tornar a série no sucesso que eu gostaria que ela fosse, e colocar o primeiro livro à venda na Internet foi apenas o primeiro passo.
Vamos ver o que o futuro nos reserva. 😉
Prazer
Estou pesquisando sobre o Createspace e gostaria de saber qual é a diferença dela pelo KDP Amazon.
Se puder me esclarecer essa dúvida, eu agradeço. 🙂
CurtirCurtir
O KDP (Kindle Direct Publishing) serve para publicar e-books (livros eletrônicos), enquanto o Createspace efetua a impressão de livros por demanda.
CurtirCurtido por 1 pessoa