Como você vai gastar seu tempo em 2016?

Consumo de tempo durante o ano

Já parou para pensar no que você faz com o seu tempo no decorrer de um ano todo? Comecei a fazer algumas contas essa semana e cheguei em alguns resultados interessantes, pelo menos para mim, que não costumo controlar tudo o que faço na ponta do lápis.

Vejamos:

1. Sono

A quantidade de sono recomendada para cada pessoa varia conforme a idade. Para adultos entre 18 a 64 anos recomenda-se entre 7 a 9 horas por noite. Jovens e crianças precisam de mais e aqueles que estão na melhor idade precisam de um pouco menos. Eu me enquadro na média de 8 horas.

Fazendo as contas: 8 horas por noite durante 366 dias (o ano de 2016 é bissexto), teremos 2.928 horas, ou seja, 122 dias, o que podemos arredondar para 4 meses. Então, em um ano inteiro, passamos 4 meses dormindo.

2. Alimentação

De acordo com esta matéria, uma pesquisa do IBGE mostrou que no Brasil gastamos, em média, 1 hora e 54 minutos por dia com as refeições. Algumas pessoas levam mais tempo e outras menos, no meu caso, acredito que seja cerca de duas horas.

Então, 2 horas por dia, durante 366 dias, teremos 732 horas, ou 30 dias e meio. Isso quer dizer que, em 1 ano, passamos 1 mês comendo.

3. Trabalho

No ano de 2016, no Brasil, teremos 254 dias úteis, 9 feriados, 53 sábados e 52 domingos (tem uma calculadora interessante aqui). Considerando uma jornada de trabalho de 44 horas semanais (oito horas por dia útil e 4 horas aos sábados), teremos (254×8)+(53×4)=2.244 horas de trabalho. O que dá 93 dias e meio, ou, cerca de 3 meses.

4. Transporte

Segundo esta matéria, um estudo da Confederação Nacional da Indústria de 2012 mostrou que o brasileiro gasta, em média, 1 hora e 4 minutos em deslocamentos urbanos. Assumindo que essa média se mantenha próxima de 1 hora se considerarmos fins de semana e feriados (o que é meu caso), teremos 366 horas em 2016, ou cerca de 15 dias.

5. Atividade física

O nível de atividade física recomendado varia por diversos fatores, mas em média fica em cerca de 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade intensa por semana. No entanto, de acordo a pesquisa Vigitel 2013, bem menos da metade da população pratica o recomendado (o que é o meu caso).

Como eu disse, eu não controlo meus horários na ponta do lápis, mas acredito que o meu tempo de atividade seja de cerca de 2 horas semanais. Considerando que o ano tenha 52 semanas, teremos 104 horas ao ano, ou pouco mais de 4 dias.

6. Afazeres domésticos

Segundo esta matéria, as mulheres brasileiras efetuam mais de 4 horas por dia de tarefas domésticas, contra um pouco menos de 2 horas e meia dos homens. Sendo bastante generoso (e correndo o risco de tomar bronca da patroa), vou dizer que faço uma média de 2 horas por dia, o que é o mesmo tempo gasto com alimentação – 732 horas ou 30 dias por ano.

Resultado

Colocando os números em uma tabela, teremos:

Sono 122 dias 33,3%
Trabalho 93 dias 25,4%
Alimentação 30 dias 8,2%
Afazeres domésticos 30 dias 8,2%
Transporte 15 dias 4,1%
Atividade física 4 dias 1,1%
Outros 72 dias 19,7%

Às vezes nos questionamos porque levamos tanto tempo para efetuar determinadas tarefas. Por que certos projetos levam meses, ou até anos para serem implementados, mesmo por grandes empresas? Bom, uma das possíveis respostas está aí. Dedicamos apenas um quarto do nosso tempo ao trabalho. O resto do dia temos coisas mais importantes a fazer. 🙂

E você, como tem usado os (quase) 20% do tempo que eu classifiquei na tabela como “Outros”? São mais de 2 meses por ano para lazer, jogos, viagens, ouvir música, passear, escrever, sonhar. Mas também para navegar na internet, trocar o pneu do carro, ficar na fila do banco, pagar aquela multa atrasada, discutir com o vizinho por causa do volume do som…

Temos muito pouco tempo livre. Pode ser uma boa ideia diminuir ao máximo possível as preocupações, medos, inseguranças, brigas, etc. Por questão de economia. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s